ALDEIA DE GRALHAS!... APROVEITE, E CONHEÇA A HISTÓRIA, USOS, COSTUMES E TRADIÇÕES DESTA ALDEIA DE BARROSO...

- A LEITURA DO TEMPO

- RELÓGIO DE SOL
A medição do tempo, constituíu desde muito cedo, um mecanismo de racionalização, das actividades humanas no quotidiano. Propósito, que esteve na origem dos primeiros relógios de sol, e ao que se sabe, a Idade Moderna já os conhecia.
Santo Agostinho, numa observação filosófica, dizia que o tempo não é outra coisa senão extensão. Partindo deste pressuposto, a vida só pode ter sentido se devidamente articulada com a continuidade do tempo.Os relógios de sol, foram então feitos, para facilitar a orientação e gestão das actividades pessoais e profissionais.
Estas peças são fruto da arte escultórica do povo. Medir o tempo, era a sua principal função. A sua cambiante decorativa e figurativa, era minuciosamente trabalhada para constar nas fachadas principais das casas. É provável que só as famílias com algum poder económico tivessem direito a um relógio deste tipo, sinal de uma modesta ostentação.
O relógio que a figura mostra, existente na Casa do Seminário de Gralhas, é um exemplo vivo dessa realidade, e apresenta uma configuração geométrica que data do século XIX, compreendendo uma espécie de mostrador de horas, motivos vegetalistas em baixo relevo e figuras peculiares, que conservam ainda laivos da sua policromia.
O ponteiro era em metal (ferro) e estava cravado no centro do mostrador, donde uma série de linha rectas (incisões gravadas) divergiam em direcção ao limite (bordadura) do referido mostrador. A sombra provocada pelo ponteiro ia girando e indicando as horas, em consequência do movimento da terra.

Sem comentários: